Pastoral Social

A Pastoral Social se reúne todas as terças-feiras, logo após a missa das 07:30, na Igreja de São Marcos.

A Pastoral Social da Paróquia Paulo Apóstolo atua junto à comunidade carente de São Marcos, buscando uma aproximação da Igreja Católica com as pessoas, através da formação humana, religiosa e profissional.

Um dos campos de maior atuação da Pastoral Social em sido na realização de cursos, em parcerias com entidades como SENAC e Fundação Gomes de Sousa, com vistas à capacitação e inclusão de pessoas desempregadas no mercado de trabalho.

Coordenador geral: Marcio Santos e Ana Emilia

Além disso, temos aproveitado datas comemorativas para proporcionar às pessoas carentes da comunidade São Marcos momentos de lazer, descontração e formação.

A Pastoral teve início em junho/2007.

Eis o balanço das atividades realizadas até a presente data:

ATIVIDADES REALIZADAS PELA PASTORAL SOCIAL EM 2007

SETEMBRO/2007 :

PROJETO OFICINAS ARTÍSTICAS: TRANSFORMANDO COM AMOR

Local do evento: Associação do Lusitana (PontaAreia)

Foram oferecidos curso de confecção de CD´s decorativos com motivos natalinos, bordado em toalhas e panos de prato, pintura em tecido e pintura em madeira, tendo como público alvo a comunidade de São Marcos.

OUTUBRO/2007:

PROJETO MANHÃ FELIZ

Local do evento: Associação do Lusitana (PontaAreia)

Foram oferecidos momentos de lazer para as crianças moradoras do São Marcos, além da aplicação de flúor e cadastramento para controle de dados. Fornecimento de lanche e distribuição de presentes para crianças pela comemoração do dia a elas dedicado.

TARDES DE SEXTAS-FEIRAS NO MÊS DE NOVEMBRO E DEZEMBRO

PROJETO ARTES

Local do evento: Igreja de São Marcos

Realização de curso de vagonite e outros voltados para as mulheres moradoras do São Marcos, com vistas ao aprendizado de atividades que possam se reverter em fonte de renda para a família.

DEZEMBRO/2007:

PROJETO NATAL SOLIDÁRIO

Local do evento: Associação do Lusitana (PontaAreia)

Confraternização natalina, com fornecimento de uma ceia para 250 pessoas e distribuição de presentes para as crianças (aproximadamente 103). Reflexão sobre o sentido do natal e a solidariedade nesse tempo, com palestra de Pe. Oswaldo.

ATIVIDADES DA PASTORAL SOCIAL EM 2008

Em 08/04/2008 teve início o curso de bijuterias realizado em parceria com o SENAC, como parte do projeto de inclusão social “Senac faz sua parte”, do qual participaram 25 pessoas. O curso foi um sucesso, obtendo aprovação dos participantes, que sempre estão à espera de mais oportunidades.

Por ocasião do dia das mães foi fornecido um café da manhã para as mães carentes, com sorteio de presentes para as participantes, além de um momento de formação sobre o sentido da missão de ser mãe nos dias de hoje.

Também em 2008 foi lançada a proposta da formação de uma Escolinha de Futebol para meninos, que chegou a se reunir por uma única ocasião. Infelizmente, a continuidade do projeto está ameaçada por falta de espaço adequado para os treinamentos. É que estava previsto o funcionamento da Escolinha aos sábados, pela manhã, na sede do Grêmio Lusitana, na PontaAreia. Ocorre que esse espaço foi vendido, estando a Pastoral Social à procura de um local para que esse projeto, que teve tanta aceitação na comunidade, tenha continuidade.

Recentemente surgiu a oportunidade de oferecimento dos cursos de PEDREIRO DE ACABAMENTO, COZINHEIRO INDUSTRIAL e MECÂNICA DE REFRIGERAÇÃO (AR CONDICIONADO) pela Secretaria Estadual de Trabalho Economia Solidária – SETRES, por intermédio da Fundação Gomes de Sousa, que é parceira da Pastoral Social.

Ocorre que a Pastoral Social não dispõe de espaço físico adequado para o funcionamento desses cursos, pelo que foi solicitado o espaço do Grêmio Lusitana para tal fim, antes de sabermos que sua venda havia sido efetuada.

Assim, segue a luta para acharmos um local adequado para a realização desses cursos.

Se alguém se interessar e puder ajudar, entre em contato conosco pelos telefones:

Obrigada.

Gabriela Tavernard