Visitante n°

2587423
Hoje
Ontem
Nesta Semana
Neste mês
Total
342
183
1174
12764
2587423

Pastoral do Dízimo

 

MENSAGEM DA PASTORAL DO DIZIMO

"Dízimo e Oferta: qual é a diferença?

Em Levítico 27, 30 podemos lerqueTodos os dízimos da terra, tomados das sementes do soloou dos frutos das árvoressãopropriedade do Senhor: é uma coisa consagrada ao Senhor.”

Desta forma, o dízimo é a devolução do quepertence a Deus, pois é propriedade do Senhorque estava sobnossatutela.

Se devolvemos o quepertence a Deus, o quenossobra é nossoporobra e graça de Deus e podemos fazerusoconforme nossas necessidades.

No entanto, a nossagenerosidade cristã nos impulsiona muitas vezes a compartilharcomnossacomunidadeparte do que é nosso. Esta contribuiçãofeita a partir do quenospertence, apósdevolver o quepertence a Deus, é uma oferta.

Portanto, o Dízimonãonospertence, pertence a Deus e porissoLhe deve ser devolvido. a oferta é compartilharparte do que é nossopordireito e, portanto, é expressão de generosidadeparacom os irmãos e amor e gratidão a Deusportudoque Dele recebemos.

Cadaumque dá as suasofertascomalegria, é co-participante da obra do Senhor, construída com aquela oferta.

Tanto o dízimoquanto a oferta devem ser medidos conforme o coração, porque o coração tem a medida do amor e da justiça, da abundância e nunca da miséria.

Quandoeu conheço as necessidades da minhacomunidade, dos meusirmãos, devo corresponder a estas necessidades.

Seja dizimista e continue colaborando comsuasofertas!

QueDeus abençoe a todosnós.'

 

 

PASTORAL DO DÍZIMO

Dízimo é umato de , de compromisso, de gratidão e de reconhecimento a DeuspeloqueEle é e peloque fez e faz pornós. Ao oferecer o Dízimo o cristãoexpressa a suaconvicção de pertença a Deus, tanto de simesmocomo de tudo o que possui. Antes, portanto, de ser partilha o Dízimo é ação de graças.

É importantesaberque, porintermédio do Dízimo, o cristão reconhece que deve devolver, retribuir a Deus uma parte dos bensquelhesãodadospelomesmoDeus. Ao conseguirmos algo, é porqueDeusquer e permite. Essa atitude deve levarcadaum de nós a conscientização de que fazemos parte de uma comunidadepelaqualcadaum de nós é responsável.

Evangelizar é dever de todocristão e é uma tarefaárdua, ampla e difícil, que deve serfeitacommuitoamor. O Dízimo possibilita esta evangelização.

Quandovocê vem à Igrejaparticipar da SantaMissa, percebe quetudoque existe aqui é para o seuprópriobem. Vocêencontratudoque é necessáriopara uma boa celebração. Você entra e senta nosbancos, está tudolimpo; olhapara o altar, velas acessas e flores. Olhaparacima, a luz está iluminando, o sistema de som funcionando, e não percebe quealguém está contribuindo paraqueisto aconteça. Não podemos esquecer, ainda, a compra de materiais e utensílioslitúrgicos (hóstias, cálices, cibórios, folhetoslitúrgicos, etc.), a conta de água, telefone, materialpara a secretaria, salário do padre e dos funcionários, manutenção da igreja, despesaspastorais, com a formação, com a manutenção dos locais de reunião, da casaparoquial, despesascom a promoçãohumana e social, etc. Paraatender todas estas necessidades e outras aquinão mencionadas a paróquia necessita do Dízimo de todos.

Dízimo e ofertanãosão a mesmacoisa --> DÍZIMO é umcompromisso assumido com a comunidade; é umdireito e umdeverqueleva a uma contribuiçãoregular e estávelatravés da qual a paróquia se mantém. A OFERTA, porsuavez, é umgestoespontâneo, dadoquandopossível e sem a necessidade de uma quantiaestável. Ambosdízimo e oferta – se complementam e são a base de sustentação de uma comunidade organizada e evangelizadora.

Embora a palavraDízimo tenha o significado de décimaparte, oudezporcento, cadapessoa deve livrementedefinir, segundo os impulsos de seucoração, qual seja o percentual de seusganhosque deve destinar ao dízimo a serentreguepara a suaparóquia.

A responsabilidadepelaorganização do Dízimo cabe a Pastoral do Dízimo. Paraque haja uma boa organização, é necessáriamuitaevangelização.

A Equipe da Pastoral do Dízimo tem esta missão: conscientizar os paroquianossobresuaresponsabilidadeparacom a comunidadeonde vivem e da qual fazem parte.

O objetivoprimeiro da Equipe da Pastoral do Dízimo é:

conscientizar os fiéis sobre a dimensão bíblica, teológica e espiritual do Dízimo;

mostrarque o Dízimo é umato de , de esperança e de caridade;

testemunhar a alegria de uma vida agradecida a Deus, através da ofertamensal do Dízimo;

apresentar o Dízimocomocondiçãocentral da experiência de comunhão e participação e, portanto, da experiência de ser e de agircomoIgreja.

O papel preponderante da equipe da Pastoral do Dízimo é o de ser conscientizadora. Mastarefas a serem executadas. Tarefas de cadastro de dizimistas, preencher o relatório do dízimo ao final das missas, redação e remessa de correspondências diversas aos dizimistas, confecções de cartazes, participações eventuais nas celebrações comemorativas e muitas outras circunstânciasque podem surgir. Não se pode esquecerumfatormuitoimportanteque é a prestação de contas, regular e periódica, das arrecadações do Dízimo.

Vocêque sente vontade de se inscrevercomo dizimista, procure a Equipe de Plantãodurante as missasou na Secretaria da Paróquia, fazendo o seucadastro.

E vocêque suspendeu temporariamente a suacontribuição, renove a suaaliança de gratidãocomDeus.

Olhe para a frente, recomece a partir deste mês.

Eisalgunssites interessantes sobre o dízimo:

http://www.psleo.com.br/dizimo.htm

http://www.saojoseoperarioasanorte.kit.net/pastorais/pdizimo.htm

http://www.paroquiadoacari.com.br/dizimo.htm

http://www.pastoraldizimo.hpg.ig.com.br/documentos.htm

 

 

 

  • Coordenador Geral: Guilherme e Glaucia;
  • Coordenadora da ComunidadeSão Paulo:Marcelo Sá de Carvalho;
  • Coordenadora da ComunidadeSão Luís:Zelita;
  • Coordenador da ComunidadeSãoMarcos:Márcia.