Pastoral do Batismo

Novembro 17 19
Dezembro 15 17

Observações:

1. A reunião de preparação dos pais e padrinhos será realizada no Salão (Centro de Evangelização João Paulo II) da Igreja de São Marcos, às 19:30h.
  2. O local dos batizados será na Igreja São Paulo Apóstolo.
  3. Horário do batizado comunitário: 8h

coordenadora geral : Claudia Maria Pinho de Abreu Pecegueiro.

Informações:

Gonçalo- 3227- 6362 -

O Batismo

O Batismo é o 1º dos sete sacramentos que Jesus nos deixou para o fortalecimento de nossa caminhada em direção à casa do Pai.

Os sacramentos são sinais da graça de Deus nas mais diversas ocasiões de nossa vida.

O sacramento do Batismo é a porta pela qual entramos na comunidade eclesial e sem ele não podemos receber os demais sacramentos.

No Batismo, pela água e pelo poder do Espírito Santos, nos tornamos cristãos, seguidores de Cristo e filhos amados do Pai.

Jesus garantiu a Nicodemos e garante a cada um de nós: “Ninguém pode entrar no Reino de Deus, se não nasce da água e do Espírito Santo.” (Jo 3, 5)

Assim, o Batismo é vida, é essencial à nossa salvação.

Se o cristão se torna, pelo Batismo, uma nova criatura (2 Cor.5,17) como que ressuscitado dos mortos (Ef.2,5) deve, conseqüentemente, comprometer-se com Cristo e pedir-Lhe a graça da perseverança e da fidelidade.

O batizado deve ser luz e sal na família, na escola, no trabalho e na comunidade.

É participando da comunidade cristã, a partir do Batismo, que crescemos, amadurecemos e assumimos o compromisso de trabalhar pelo Reino de Deus.

O sacramento do Batismo

* É o início da vida cristã

* É o fundamento de todos os sacramentos

* Liberta o batizando de todos os pecados

* Regenera-o espiritualmente, fazendo-o nascer no Espírito Santo

* Constitui, o batizando, filho de Deus

* Incorpora o batizando à comunidade eclesial, passando a ter direitos e deveres próprios do cristão

* Configura-o a Cristo com caráter indelével

VOCÊ SABIA????

Se você desejar batizar seu filho (a) ou mesmo batizar-se, o primeiro passo é dirigir-se à secretaria da Paróquia para realizar a inscrição, pelo menos com 15 dias antes, e receber as orientações necessárias.

As crianças com menos de sete anos apenas devem apresentar-se no dia do Batismo. Os pais e padrinhos devem participar OBRIGATORIAMENTE
de dois encontros de preparação realizados às 3as e 5as feiras da semana do Batismo, tendo validade por um anos.

As crianças, a partir de sete anos, jovens e adultos devem participar de Catequese própria, conforme a idade.

O sacramento do Batismo na Paróquia de São Paulo Apóstolo (Comunidade de São Marcos, São Luís Rei de França e São Paulo) é administrado no 3º sábado de cada mês, às 8h da manhã.

A cerimônia realiza-se comunitariamente e de forma festiva, com cânticos próprios como a ocasião exige.

A celebração é realizada na igreja de São Paulo Apóstolo (MATRIZ), exceto por ocasião dos festejos dos padroeiros.

Igreja

Festejos

São Marcos

São Luís Rei de França

O calendário anual do Batismo pode ser consultado na Secretaria da Paróquia.

O Batismo é, sem dúvida, um feliz encontro com Jesus.

É o passo definitivo que uma pessoa dá para assumir sua verdadeira identidade cristã.

Contatos para inscrição do Batismo

Igreja São Paulo Apóstolo

Fone: 32354420

“Ide e ensinai a todos os povos; batizai-os em nome do Pai, e do Filho e do Espírito Santo.” (Mt, 28,19).