Pastoral da Liturgia

Pastoral litúrgica é o serviço para animar a vida litúrgica, levando em conta o contexto social, histórico, cultural e eclesial das comunidades, tendo em vista a participação ativa, consciente e plena de todos na celebração, para dela colherem frutos espirituais.

A pastoral litúrgica, com a participação da comunidade ou de seus representantes, ocupa-se com a preparação, realização e avaliação das celebrações. Comporta uma adequada organização da vida litúrgica em todos os níveis eclesiais e uma permanente formação litúrgica do povo, dos ministros e das equipes de liturgia.

As liturgias, bem celebradas inserem as pessoas, através da ação simbólico-ritual, na vivência do Mistério Pascal de Cristo. a pastoral litúrgica organiza-se tendo como referência os momentos fortes do Ano Litúrgico, festas dos padroeiros, acontecimentos importantes da história da comunidade, celebração dos sacramentos, privilegiando o domingo como dia da Ressurreição, da Palavra, da Eucaristia e da comunidade.

A pastoral litúrgica numa comunidade, paróquia ou diocese funciona com o auxílio de uma organização própria, provida de um plano de trabalho e um cronograma de atividades.

Coordenadora geral: Olímpia Maria Medeiros e Benigno de Carvalho

Reuniões: Toda última sexta feira do mês na matriz às 16h com coordenadores das três comunidades.

Coordenadora da comunidade São Luís Rei de França: Não Informado.

Reuniões: Todas as quartas-feiras às 15h na Igreja São Luís Rei de França.

Coordenadora da comunidade São Marcos: Betinha.

Reuniões: Todas as terças-feiras às 20h15 na Igreja de São Marcos.

Coordenadora da comunidade São Paulo Apóstolo: Maria Bernadete Carmo Lima

Reuniões: Todas as terças-feiras às 16:h30 na Igreja São Paulo Apóstolo.