Mensagem Paróco abril/2016

A PARÓQUIA

Segundo o direito canônico a paróquia é uma comunidade dos fieis submetida ao pároco ou por outra pessoa. É o território sobre o qual se estende a jurisdição do pároco.  A paróquia é comunidade de fé, e uma comunidade orgânica na qual o pároco, que representa o bispo diocesano, é o vínculo hierárquico com toda a Igreja particular (Christifideles laici, 26). Assim Dom Orani nos fala “ A paróquia é a casa, por excelência, de todos os fiéis, onde eles devem encontrar o Cristo Ressuscitado. É o lugar de acolhida, de orientação, de ajuda espiritual e material. É a partir da paróquia que se podem descobrir os espaços não evangelizados de um território ou as situações que demandam atenção especial”.

A paróquia tem a missão de evangelizar, de celebrar a liturgia, de fomentar a promoção humana, de fazer progredir em todos os sentidos a partir da fé nas famílias, nas comunidades, nos grupos e movimentos apostólicos, e através deles, em toda a sociedade. A paróquia se torna uma rede de comunidades. As paróquias precisam se renovar a partir das estruturas que permitem setorizar a pastoral, mediante pequenas comunidades nas quais apareçam a responsabilidade dos fieis leigos. É importante qualificar a formação e a participação dos nossos leigos, capacitando-os para encarnar o evangelho nas situações especificas onde vivem.

A partir do pensamento da igreja, nos sentimos responsáveis por criar este espaço de evangelização.  Com 15 anos de história, já é hora de termos nossa igreja matriz como referencial para continuidade da evangelização e construído o reino com amor.

Nossa gratidão a Deus pela paróquia de São Paulo Apóstolo, gratidão também por todos os que fizeram e ainda fazem parte de nossa história.

Com minha benção

Pe. Jozimar Pinheiro