Mensagem Padre Agosto 2015

Ministérios Ordenados

Saudações em Cristo!

A instituição do ministério ordenado corresponde à necessidade de prover ao zelo pastoral das Igrejas do futuro, quando elas não mais puderem contar com a obra e o prestígio dos apóstolos e de seus primeiros colaboradores. A consciência dessa necessidade é fundamentada no valor essencial da tradição considerada como indispensável à continuidade da transmissão, ao longo do tempo, do comunicado fundador da Igreja, que é a mensagem apostólica. Ministros de Cristo e administrador dos mistérios de Deus 1Cor 4,1. o sacerdote do Novo Testamento entra na escola dos apóstolos para viver uma particular sequela de Cristo, que o torna disponível ao serviço da Palavra e da mesa At 20,11 10,16; 11,17-34. O ministério ordenado, na Igreja, é exercido na unidade das três funções: diaconal, presbiteral e episcopal. Cabe ao ministério ordenado o anúncio do Evangelho, a presidência, a regulação dos carismas, a construção e edificação da unidade da Igreja Corpo do Cristo. Este ministério é praticado na Igreja por uma ordenação, no seguimento dos apóstolos, e exercido colegialmente. O presbítero é ordenado por um bispo e o bispo é obrigatoriamente ordenado pelos bispos vizinhos de sua Igreja, expressando assim, a unidade do ministério ordenado. O bispo preside o presbitério, cujos membros são seus irmãos e colaboradores. É o que constatamos na oração consecratória da ordenação de presbíteros: "Sejam eles cooperadores zelosos da ordem episcopal para que as palavras do Evangelho, caindo nos corações humanos através de sua pregação, possam dar muitos frutos e chegar até os confins da terra com a graça do Espírito Santo". Rezemos por todos os vocacionados de Deus!

Rezemos pelo crescimento vocacional!

Pe. Jozimar Pinheiro