2620689
2620689

DízimoouOferta?

"Faze todas as tuas oferendas com um semblante alegre, consagra os dízimos com alegria"

É verdade que na Bíblia Sagrada Deus nos pede o Dízimo e a Oferta. "Pagai integralmente os dízimos à casa do Senhor" (Mal 3:10). Dizei ao povo de Israel que me fala uma oferta diz o Senhor"(Êx 25:2).

Existe uma grande diferença entre Dízimo e Oferta, embora ambos sejam frutos de nossa fé, do nosso reconhecimento, da nossa generosidade, de nosso coração.

Dízimo: é devolver a Deus, com fidelidade, uma parte de tudo aquilo que ele próprio nos dá, como primícias da nossa renda.

Quer dizer que toda vez que Deus nos dá, nós separamos "as primícias", aparte consagrada a Ele, e fazemos a devolução.

Se a nossa renda é a colheita, nós daremos o nosso Dízimo quando realizarmos a nossa colheita no campo se a nossa renda é o nosso salário, devolvemos nosso Dízimo como primeiro gesto de gratidão a Deus, logo que recebemos o nosso salário.

Se a nossa renda for fruto da venda de algum bem, daremos o Dízimo da nossa renda ao receber o que ganhamos com a venda daquele bem.

A Oferta é livre, não tem momento certo, depende da necessidade de quem solicita e da disponibilidade de quem oferece.

O Dízimo tem um destino certo: a Igreja de Jesus Cristo, de acordo com um plano pastoral que abrange as dimensões: religiosa, social e missionária.

Este plano tem continuidade, não pode sofrer interrupções, por isso deve contar com recursos regulares.

É o Dízimo que deve sustentar o plano pastoral da Igreja para a realização da obra de Deus.

As ofertas se destinam geralmente para a realização de obras complementares ou para socorrer alguma emergência pessoal ou comunitária, ou ajudar o plano pastoral da Igreja, mas como acréscimo ao Dízimo, que constitui a pastoral de sustentação da vida paroquial.

Pastoral do Dízimo